Introdução – Marketing de Redes Sociais.
O marketing de mídia social é o uso de plataformas de mídia social para se conectar com seu público para construir sua marca, aumentar as vendas e direcionar o tráfego do site. Isso envolve a publicação de ótimo conteúdo em seus perfis de mídia social, ouvindo e envolvendo seus seguidores, analisando seus resultados e veiculando anúncios em mídia social.
As principais plataformas de mídia social (no momento) são Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest, YouTube e Snapchat.
Também há uma variedade de ferramentas de gerenciamento de mídia social que ajudam as empresas a obter o máximo das plataformas de mídia social listadas acima. Por exemplo, Buffer é uma plataforma de ferramentas de gerenciamento de mídia social, que pode ajudá-lo a alcançar o sucesso com seu marketing de mídia social. Quer você queira construir uma marca ou expandir seus negócios, queremos ajudá-lo a ter sucesso.
Oque é Marketing de Redes Sociais?
O marketing de mídia social começou com a publicação. As empresas estavam compartilhando seu conteúdo nas mídias sociais para gerar tráfego para seus sites e, com sorte, vendas. Mas a mídia social amadureceu muito além de ser apenas um lugar para transmitir conteúdo.
Hoje em dia, as empresas usam a mídia social de uma infinidade de maneiras diferentes. Por exemplo, uma empresa que está preocupada com o que as pessoas estão dizendo sobre sua marca monitoraria as conversas nas redes sociais e a resposta a menções relevantes (escuta e engajamento nas redes sociais). Uma empresa que deseja entender como está seu desempenho nas mídias sociais analisaria seu alcance, engajamento e vendas nas mídias sociais com uma ferramenta de análise (análise de mídia social). Uma empresa que deseja atingir um conjunto específico de público em grande escala veicularia anúncios de mídia social altamente segmentados (publicidade em mídia social).
Como um todo, muitas vezes também são conhecidos como gerenciamento de mídia social.
Estratégia no Marketing de Redes Sociais.
Antes de mergulhar de cabeça e publicar algo na mídia social, vamos dar um passo para trás e ver o quadro geral. O primeiro passo é pensar sobre sua estratégia de mídia social.
Quais são seus objetivos? Como a mídia social pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócios ? Algumas empresas usam a mídia social para aumentar o conhecimento da marca , outras a usam para direcionar o tráfego do site e as vendas. A mídia social também pode ajudá-lo a gerar engajamento em torno de sua marca, criar uma comunidade e servir como um canal de suporte ao cliente para seus clientes.
Em quais plataformas de mídia social você deseja se concentrar? As principais plataformas de mídia social, mencionadas acima, são Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest, YouTube e Snapchat. Existem também plataformas menores e promissoras, como Tumblr, Tik Tok e Anchor, e plataformas de mensagens sociais, como Messenger, WhatsApp e WeChat. Ao começar, é melhor escolher algumas plataformas em que você acha que seu público-alvo está do que estar em todas as plataformas.
Que tipo de conteúdo você deseja compartilhar? Que tipo de conteúdo atrairá melhor seu público-alvo? São imagens, vídeos ou links? É um conteúdo educacional ou divertido? Um bom ponto de partida é criar uma persona de marketing , que o ajudará a responder a essas perguntas. E isso não precisa ser consertado para sempre; você sempre pode mudar sua estratégia de acordo com o desempenho de suas publicações nas redes sociais.
Planejamento e Publicação no Marketing de Redes Sociais.
O marketing de mídia social nas empresas geralmente começa com uma presença consistente nas mídias sociais. Quase três bilhões de pessoas (3.000.000.000!) Usam a mídia social. Ao estar presente nas plataformas de mídia social, você dá à sua marca a oportunidade de ser descoberta por seus futuros clientes.
Publicar em mídias sociais é tão simples quanto compartilhar uma postagem de blog, uma imagem ou um vídeo em uma plataforma de mídia social. É como você compartilharia em seu perfil pessoal do Facebook. Mas você vai querer planejar seu conteúdo com antecedência, em vez de criar e publicar conteúdo espontaneamente. Além disso, para garantir que você está maximizando seu alcance nas mídias sociais, você precisa publicar um ótimo conteúdo de que seu público goste, no momento e na frequência certos .
Agora há uma variedade de ferramentas de agendamento de mídia social, que podem ajudá-lo a publicar seu conteúdo automaticamente no horário de sua preferência. Isso economiza seu tempo e permite que você alcance seu público quando é mais provável que ele se envolva com seu conteúdo.
O Engajamento no Marketing de Redes Sociais.
Conforme seu negócio e seguidores nas redes sociais crescem, as conversas sobre sua marca também aumentam. As pessoas vão comentar em suas postagens de mídia social, marcá-lo em suas postagens de mídia social ou enviar mensagens diretamente para você.
As pessoas podem até falar sobre sua marca nas redes sociais sem que você saiba. Portanto, você deseja monitorar as conversas nas redes sociais sobre sua marca. Se for um comentário positivo, você terá a chance de surpreendê-los e encantá-los. Caso contrário, você pode oferecer suporte e corrigir a situação antes que piore.
Você pode verificar manualmente todas as suas notificações em todas as plataformas de mídia social, mas isso não é eficiente e você não verá postagens que não marcam o perfil de mídia social da sua empresa.
Análise de Desempenho no Marketing de Redes Sociais.
Ao longo do caminho, quer você esteja publicando conteúdo ou se engajando em mídias sociais, você vai querer saber como está o desempenho de seu marketing de mídia social . Você está alcançando mais pessoas nas redes sociais do que no mês passado? Quantas menções positivas você recebe por mês? Quantas pessoas usaram a hashtag de sua marca em suas postagens de mídia social?
As próprias plataformas de mídia social fornecem um nível básico de tais informações. Para obter informações analíticas mais aprofundadas ou para comparar facilmente as plataformas de mídia social, você pode usar a ampla variedade de ferramentas analíticas de mídia social disponíveis.
Anúncios Pagos no Marketing de Redes Sociais.
Quando você tem mais fundos para expandir seu marketing de mídia social, uma área que você pode considerar é a publicidade em mídia social . Anúncios de mídia social permitem que você alcance um público mais amplo do que aqueles que estão seguindo você.
As plataformas de publicidade em mídia social são tão poderosas hoje em dia que você pode especificar exatamente para quem exibir seus anúncios. Você pode criar públicos-alvo com base em seus dados demográficos, interesses, comportamentos e muito mais.
Quando você está executando várias campanhas de publicidade em mídia social ao mesmo tempo, pode considerar o uso de uma ferramenta de publicidade em mídia social para fazer alterações em massa, automatizar processos e otimizar seus anúncios.
Conclusão.
As plataformas de mídia social estão sempre evoluindo. Quando o Facebook começou, as pessoas só podiam compartilhar atualizações de texto. Agora, existem tantos formatos de conteúdo, como imagens, vídeos, vídeos ao vivo e histórias.
O Marketing de Redes Sociais também está sempre mudando. Queremos ajudá-lo a se manter atualizado com todas as mudanças e estratégias mais recentes para ter sucesso nas redes sociais.
Nossa Equipe de Especialistas, desenvolve as melhores estratégias de Marketing de Redes Sociais, para que sua empresa tenha resultados que superem as expectativas; Confira!