Os Benefícios em Otimizar o Site de Sua Empresa para Pesquisas por Voz

Os Benefícios em Otimizar o Site de sua Empresa para Pesquisa por Voz

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Índice

A pesquisa por voz sempre foi considerada antes não importante ou popular no brasil, mas agora se tornou mais uma necessidade, à medida que mais pessoas pesquisam na Internet por meio de comandos de voz.
Quem gostaria de se sentar e digitar informações quando você pode simplesmente expressar essas informações e encontrar tudo sem precisar digitar nada.

Otimização de Sites para Pesquisas por Voz

As pesquisas tem aumentado muito ao longo do tempo, de assistentes virtuais como Siri e Alexa realizando tarefas rotineiras, incluindo previsão do tempo, notícias e agendamento de compromissos, até avaliação de tráfego em tempo real e fornecimento de localizações precisas de GPS.
Todas estas buscas são realizadas sem a necessidade de pressionar um botão ou inserir um comando, pelo menos não por escrito ou digitado.
No mercado digital nacional, esse recurso tem um potencial pouco explorado quando se trata de se associar a correspondências de palavras-chave exatas para a consulta falada.

Qual a Importância de Otimizar um Site para Pesquisa por Voz?

É muito fácil para o usuário realizar uma pesquisa por vos, e graças à integração do softwares de reconhecimento de voz em várias plataformas, os indivíduos passam por experiências versáteis por meio de muitos canais diferentes.

A simplicidade de realizar perguntas que podem auxiliar no dia a dia ou até mesmo ajudar a resolver um problema. Exemplo, você prefere falar com um médico ao explicar o que sente ou escrever a ele? A resposta muito simples, falar com médico além de poupar tempo e de mais fácil entendimento entra as duas partes.

Sem falar que a solução da consulta obtida também é muito mais rápida, reduzindo naturalmente as taxas de rejeição e retendo o potencial consumidor por mais tempo. Dessa forma, o usuário fica satisfeito com sua resposta, pois ela condiz com as palavras que ele proferiu, o que por sua vez, é favorável para o negócio melhorar o relacionamento com o cliente e fidelização.

Mostrando em Números o Potencial da Pesquisa por Voz:

  • 58% dos consumidores utilizaram a pesquisa por voz para encontrar detalhes de contato entre outras informações para empresas locais no último ano.
  • Nos EUA, 71% dos indivíduos na faixa etária de 18 a 29 usam assistentes virtuais móveis.
  • Usando alto-falantes domésticos inteligentes, cerca de 22% dos consumidores compraram um produto.
  • O futuro reserva uma perspectiva ainda mais promissora para pesquisas por voz quando o conceito for aplicado a estratégias de marketing:
  • 20% de todas as consultas de pesquisa online são baseadas em voz. Em 2020, prevê-se que esse número mude para 50%, o que tornará a pesquisa por voz tecnicamente tão relevante quanto as pesquisas digitadas.
  • Prevê-se que o mercado global de alto-falantes inteligentes com base em voz alcance US $ 30 bilhões em receita até 2024.
  • As compras habilitadas para voz devem aumentar para US $ 40 bilhões em receita gerada até 2022.

O Google Assistant , um serviço que acompanha os alto-falantes do Google Home, é atualmente o software de voz mais popular que oferece suporte a 17 idiomas a partir de agora, com planos para chegar a 30 ainda este ano. Isso permite ao usuário expressar seus comandos em inglês, francês, alemão, holandês, espanhol, coreano e mandarim, entre outros. Além disso, ele ainda é responsável por diferenças no sotaque e na fonologia do inglês em diferentes partes do mundo, incluindo Reino Unido, Estados Unidos, Cingapura e Índia.

Ao olhar para o setor de comércio eletrônico, a Alexa, da Amazon, é a clara vencedora, com 71% da participação de mercado nos Estados Unidos para seus alto-falantes Echo, em comparação com os 24% do Google Home. É seguro dizer que o mercado ainda está muito insaturado para alto-falantes inteligentes e consultas baseadas em voz, com apenas 39 aplicativos agora suportando essa tecnologia. Para se tornar parte da tendência crescente e abraçar o futuro do e-commerce, vamos dar uma olhada em algumas das práticas ou estratégias que você pode empregar para otimizar sua plataforma de pesquisa por voz.

Como otimizar seu conteúdo para pesquisa por voz?

Percebemos a  importância e a necessidade de personalizar o conteúdo do seu site de forma que apareça em uma posição mais alta nos resultados da pesquisa orgânica quando acionado por meio de uma pesquisa por voz.

Palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave sempre foi importante em todas as formas de marketing e publicidade, não é diferente quando se trata de pesquisa ou comandos por voz. Mas você precisa levar em conta as diferenças, pois os indivíduos tendem a ser mais naturais (em oposição a serem mais diretos e específicos com pesquisas digitadas) em suas consultas, portanto, palavras-chave de cauda longa e palavras mais coloquiais são adequadas para uma pesquisa mais semântica.

Importante dizer que as frases devem estar no topo da estratégia que você empregará para direcionar certas palavras-chave para a pesquisa por voz.

O Google Analytics e uma ótima ferramenta para saber os termos pesquisados em seu site e ponto de partida para ajustar suas palavras-chave para consultas baseadas em voz, sendo que a última fornece recomendações semelhantes para qualquer consulta.

Com uma maior participação de pesquisas por voz pertencentes a informações e detalhes locais, sua plataforma digital pode favorecer incorporando palavras como ‘perto de mim’ e ‘perto de minha localização’ na meta descrição e textos alternativos e tags de seu conteúdo.

Isso fornece uma resposta rápida à consulta da pessoa sobre restaurantes, institutos educacionais ou postos de gasolina próximos, onde seu site se torna imediatamente visível.

Adequar a Escrita Conforme o Nicho de Usuário

Para se relacionar melhor com o usuário, você precisa falar a língua dele. Muitas vezes, você não encontrará um indivíduo falando sua pergunta em um tom estritamente profissional. Em vez disso, uma abordagem coloquial e informal geralmente é sempre favorecida e, portanto, seu conteúdo também deve corresponder a esse tom.

Ao alterar e adaptar o estilo de escrita à semelhança do usuário, é importante não diminuir o objetivo principal que é comunicar informações relevantes. A solução deve ser satisfatória e você deve ser conciso sobre ela.

Inserir Perguntas e Respostas em Trechos dos Textos

As páginas de FAQ e trechos em destaque, ou o famoso ‘0º lugar’ nos resultados da pesquisa andam de mãos dadas, pois o Google valoriza as respostas diretas que correspondem de perto à consulta do usuário. Os snippets em destaque são uma ótima maneira de aumentar o tráfego de entrada e o conhecimento da marca.

Os princípios básicos são relevantes aqui, com muitas pessoas perguntando ‘o quê’, ‘por que’ e ‘como’ sobre um determinado produto, serviço ou pessoa. A maioria dos snippets está relacionada a setores como saúde ou informações médicas, estatísticas de comércio e descrições de como fazer ou receitas para cozinhar.

Lembre-se, acima de tudo, respostas curtas e precisas sempre serão a chave para resolver o problema do usuário no menor tempo possível, portanto, modifique seu conteúdo de acordo.

Otimizar Dados Estruturados

Conhecidos como marcações de esquema ou rich snippets, eles aparecem abaixo do URL do seu site e fornecem uma dica ao usuário sobre as informações adicionais no site que ele pode redirecionar para lá e para cá.

Alguns detalhes podem variar de opções de preços a informações de contato ou até mesmo as diferentes seções ou hierarquia da web. Esses dados também são de grande utilidade para os mecanismos de pesquisa, pois os rastreadores da web ou bots acham mais fácil “entender” o seu site, tornando claro para eles os metadados ou o mapa do site para que a relevância do conteúdo possa ser calculada.

Serviços como Schema.org, SchemaApp e o próprio Structured Data Markup Helper do Google permitirão não apenas aumentar as classificações de SEO em 30%, mas responder melhor a pesquisas baseadas em voz, especialmente com a propriedade Speakable do Schema.org.

Otimização de Velocidade e Responsividade (Mobile)

Precisamos considerar de onde vêm as pesquisas por voz reais e como nos destacar nesse canal específico para obter melhores resultados. A resposta já é clara como cristal, não há como chegar ao paraíso da pesquisa por voz sem antes passar pelo rio SEO e é por isso que a otimização móvel é absolutamente necessária.

O aspecto mais importante de ter uma versão mobile  eficaz de qualquer site é garantir que suas páginas carreguem em no máximo 2 segundos . Lembre-se de que os usuários esperam respostas quase instantâneas quando usam consultas vocais e um site lento funciona para o efeito oposto, frustrando assim o usuário.

A ferramenta Lighthouse do Google é ótima nesse aspecto, pois executa uma edição completa da versão para desktop ou celular do site e, em seguida, fornece um relatório abrangente incluindo todas as questões a serem abordadas e soluções ou recomendações em potencial para melhorá-las.

Conclusão

As pesquisas ativadas por voz vieram para ficar e aumentar exponencialmente à medida que encontramos capacidades cada vez maiores da tecnologia. Respostas rápidas e relevantes, além de opções versáteis e acessíveis, só falam a favor de tal recurso. Para capitalizar sobre isso, as empresas podem empregar estratégias que, sem surpresa, não são diferentes daquelas implementadas para favorecer as classificações de SEO.

Muitas plataformas competem pela otimização de versões móveis de seu site, adequando com as palavras-chave inseridas pelo usuário, perguntas e respostas para maior relevância e onde pesquisa por voz e SEO não têm correlação, tendo um tom informal para melhor corresponder às expectativas do cliente médio.

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